Leituras

Viver Sem Ti | Resenha

Agosto 25, 2017

A autora de Viver Depois de Ti foi uma querida e presenteou-nos com a continuação da vida da Louisa após a morte da pessoa por quem se apaixonara tão perdidamente. Viver Sem Ti é uma obra muito bem conseguida, com mais ação e surpresas completamente inesperadas.

Louisa Clark tenta seguir em frente, fazer tudo aquilo que Will lhe mostrou que seria capaz, mas o desgosto não quis que ela vingasse nos seus novos e excitantes objetivos. Por isso, Lou vê-se presa e desencantada numa cidade que não lhe parece nada acolhedora e num trabalho que só lhe causa descontentamento. Como chegou a este ponto, como pôde desiludi-lo? É então que um acidente a traz de volta à sua terra, recomeçando do ponto de partida. A família obriga-a a frequentar um grupo de apoio, Seguir em Frente, onde se partilham histórias, desabafos e sentimentos. E será precisamente através desse grupo que Lou irá conhecer um paramédico, Sam Fielding, um homem que a poderá levar numa nova viagem, isto se conseguir pôr de lado os seus medos e permitir-se amar novamente. Para além disso, outras decisões difíceis terão de ser tomadas quando uma surpresa lhe vier bater à porta quando menos espera.

Como poderia explicar-lhes a forma tão rápida como nos compreendemos mutuamente, nas piadas breves, nas verdades duras e nos segredos mais sensíveis? Como poderia explicar-lhes o quanto aqueles breves meses tinham alterado totalmente a minha maneira de sentir? A forma radical como ele tinha transformado a minha vida, tornando-a insignificante sem ele?

 

Tal como em Viver Depois de Ti, Jojo Moyes não nos alimenta com fantasias perfeitas de finais felizes. Mostra-nos uma realidade crua e dura e como o ser humano lida com ela, porque nada na vida é perfeito e os planos nem sempre correm como nós gostaríamos. São os obstáculos que fazem a viagem valer a pena, basta continuarmos a levantar-nos todos os dias da cama, apesar da dor, e viver um dia de cada vez, centrando-nos nas pequenas coisas e nas oportunidades que nunca deixam de surgir na nossa vida. Se prestarmos atenção e desenterrarmos a coragem e determinação escondidas no nosso âmago ferido, é possível sobreviver e ultrapassar a dor, mesmo que esta permaneça connosco para sempre. Esta é uma das muitas lições que retiro de Viver Sem Ti, uma magnífica obra que retrata realisticamente o luto. E claro, sem nunca faltar o humor no que toca à personalidade irreverente da Lou, à renovação intelectual da sua mãe, que recentemente descobriu o feminismo, e aos habituais gracejos do seu pai.

Há um pouco de tudo nesta obra, incluindo uma mensagem de esperança: tudo pode correr mal por agora, mas nem sempre será assim. Se não agirmos por medo do que pode acontecer, não estaremos realmente a viver.

Ler um excerto do livro | Comprar com 30% de desconto e portes grátis

Título original: After You

Editora: Porto Editora

Edição: 1ª edição – setembro de 2016 (reimpresso em outubro de 2016)

 

Para saberem o que achei do primeiro volume, basta clicarem aqui.

2

Only registered users can comment.

Comenta aqui!