The Witness
Jogos

The Witness | Review

Julho 13, 2018

The Witness é um jogo muito interessante, mas que dá grandes dores de cabeça. Para quem adora puzzles e resolver problemas, este é o jogo perfeito. Para além dos desafios, conta com uma atmosfera lindíssima e até mesmo relaxante.

Sobre o jogo:

Acordas sozinho numa estranha ilha cheia de quebra-cabeças que te irão desafiar e surpreender.
Não tens memória de quem és nem de como vieste aqui parar, mas só há uma coisa que podes fazer: explorar a ilha na esperança de descobrir pistas, recuperar a memória e, de alguma forma, encontrar uma maneira de regressar a casa.

no site da Steam

Ao princípio, deparamo-nos com puzzles mais simples e são esses que ditam as regras. Não haverá nenhuma explicação adicional, pelo que temos de perceber tudo pela prática. À medida que vamos avançando, encontramos puzzles mais complicados e que envolvem várias regras dos diferentes puzzles que vamos resolvendo. Não existe nenhuma ordem específica, mas para resolver certos desafios é preciso já ter explorado toda a ilha, pelo que não se deixem ficar apenas num sítio se virem que não conseguem resolver logo tudo. Eu também acho que por vezes é melhor voltar mais tarde, pois ajuda a ver os problemas sob uma nova luz. Já tive grandes dificuldades com alguns puzzles que se revelaram simples quando voltei no dia seguinte para tentar resolvê-los com a cabeça fresca. Algo que também me ajudou muito foi passar alguns puzzles para o papel, assinalando os caminhos possíveis e riscando os caminhos que não resultavam. Facilita bastante ter essa ajuda visual sempre presente, em vez de tentar começar sempre o puzzle de novo sem nenhuma estratégia.

Até agora, consegui resolver todos os puzzles sem ver nenhuma solução, mas confesso que já espreitei umas dicas quando me senti mais confusa. A página a que acedi pertence a um tópico da Comunidade da Steam e podem aceder clicando no título: Puzzle Rules Guide (No Solutions). Lá podem encontrar explicações sobre o funcionamento e princípios subjacentes a cada puzzle. No entanto, há muitos puzzles escondidos e dispersos no ambiente, pelo que vai ser preciso pôr todas as rodinhas a funcionar para conseguir resolver todos. Eu acredito que já esteja perto do final e só espero não ter de recorrer a nenhuma walkthrough para terminar isto. Isso sim, seria um grande achievement!

The Witness

Até agora, só posso dizer que estou a adorar completamente! Dá uma sensação tão boa ir resolvendo os puzzles e perceber que consigo sempre chegar lá, de uma maneira ou de outra. Por exemplo, existem uns puzzles que envolvem a sobreposição de cores (como é o caso da estufa), mas a verdade é que alguns podem ser resolvidos com lógica e por exclusão de partes. Nunca tentem apenas de uma maneira, pensar fora da caixa é extremamente importante.

Para além disso, o design do ambiente está muito bem feito, não apenas da imagem mas também do som. É uma experiência digna de um walking simulator por si só e convido-vos a experimentar! Se acharem que se trata de um jogo muito caro para comprar na Steam, esperem pela época de Steam sale ou vão a sites como o G2A. Eu arranjei o meu através da Humble Bundle e recomendo que vão espreitando o site todos os meses, pois já consegui excelentes achados por lá! Para além disso, estarão também a ajudar os mais necessitados: o melhor dois em um!

The Witness

O que acharam do jogo? Ficaram com vontade de experimentar? Sei que não dei muitos pormenores, mas acho que a melhor experiência para este jogo é mesmo entrar sem saber bem para ao que vamos e ir descobrindo por nós mesmos.

 

Para lerem a minha review do jogo TIMEframe, cliquem no título!

2

Comenta aqui!