Séries Review Netflix
Séries

Séries a dar com um pau! | Review

Setembro 6, 2019

Já passou imenso tempo desde a minha última publicação e peço desculpa por isso.

Para além de um período final de trabalhos na faculdade, passei por muitas outras mudanças e só agora pareço estar a sair do período de habituação.

Ora, o que aconteceu? Tive a minha primeira entrevista de emprego numa das minhas editoras favoritas (😃), comecei a trabalhar (😄) e ainda mudei de casa (😁)! Tudo isto de uma assentada, porque decidi que estava na altura. É daqueles feelings que uma pessoa não consegue ignorar. E a verdade é que me sinto feliz com todas as mudanças, apesar das saudades e da adaptação a um novo estilo de vida, num sítio diferente daquele onde cresci. A mudança custa, mas traz sempre coisas boas, acreditem!

Bem, sem mais demoras, vamos falar do que aqui vos trouxe: séries.

Apesar de não me ter dedicado tanto a escrever, não deixei de ver umas séries nas minhas pausas (eu gosto de aproveitar para ver especialmente quando estou a comer qualquer coisa) ou então com o namorado. Por isso, hoje trago-vos 8 séries que vi ou ando a ver nos últimos tempos. Umas já todos conhecem, mas talvez alguma vos surpreenda: pelo menos foi o que aconteceu comigo e a maioria merece 5 estrelas!

Chambers (2019)

3 estrelas e meia

3,5/5 estrelas | (6,5/10 no IMDb)

 

Chambers Netflix

1 temporada | 10 episódios | Netflix

 

Acho que já não é nenhum segredo que sou fã de séries e filmes de terror (entre muitos outros géneros, claro está). Foi por isso que esta série me chamou a atenção, isso e o facto de a personagem principal, Sasha Yazzie, parecer tornar-se uma pessoa diferente após receber um transplante de coração. É algo que vai ocorrendo aos poucos e poucos, à medida que vai conhecendo mais sobre o passado daquela que a salvou, Becky Lefevre, e da sua família, que a quer ajudar a proporcionar tudo aquilo que Becky já não poderá ter. Mas serão assim tão boas as suas intenções? Se calhar há coisas que mais valia não descobrir…

Tanto o tema como o seu desenvolvimento são interessantes e, apesar de dar para prever várias coisas, a série conseguiu manter-me com dúvidas mesmo até ao último episódio. Quando pensava que ia correr de determinada maneira, trocavam-me as voltas duma forma bastante perspicaz. No entanto, a história em si acabou por não me puxar assim tanto, não sei se pela maneira como foi feita, e é por isso que não lhe dou mais do que 3,5 estrelas. Foi boa, principalmente para quem gosta de terror, drama, possessão, cultos maléficos e outros que tais, mas não voltaria a ver.

O Nosso Planeta (2019)

5 estrelas

5/5 estrelas | (9,4/10 no IMDb)

 

Our Planet Netflix © Brett Salyards
1 temporada | 8 episódios | Netflix

 

Este é, sem dúvida, uma das melhores séries de documentários da vida animal que já vi! Sempre gostei de ver programas do género desde pequena na TV aos fins de semana de manhã, mas este bate todos! Para além de mostrar a imensa diversidade que existe um pouco por todo o planeta, ainda sensibiliza para problemas como o aquecimento global, mostrando em primeira mão as consequências dos nossos atos. É impossível ficar indiferente depois desta viagem pelos oceanos, pelos polos gelados, pelas selvas, pradarias e florestas.

No final de cada episódio, há uma call to action que convida quem assiste a tomar as rédeas da situação. É claro que já o podemos fazer com as pequenas atitudes que tomamos no dia a dia, seja o que compramos, o que reciclamos, quanto gastamos de água, energia, etc. Mas podem espreitar o site e adicionar a vossa voz à de tantas outras pessoas que querem ver o mundo mudar, mas desta vez para melhor: Our Planet.

Voice for the planet - site Our Planet

Add a pledge - site Our Planet

A qualidade de imagem é fora de série e tenho a certeza de que vão descobrir espécies e comportamentos animais ainda por vocês desconhecidos, por isso recomendo vivamente que a vejam por completo!

Mindhunter

4 estrelas

4/5 estrelas | (8,6/10 no IMDb)

 

Mindhunter Netflix

2 temporadas | 19 episódios | Netflix

 

Baseada nos mais famosos serial killers dos Estados Unidos, esta série desenvolve-se em finais dos anos 1970, quando ainda se desenvolviam progressos na área da psicologia criminal. Os agentes do FBI Holden Ford e Bill Tench, guiados pela psicóloga Wendy Carr, conduzem entrevistas a assassinos em série com o objetivo de encontrarem padrões que lhes sirvam de auxílio nas investigações a decorrer.

Apesar de, ao início, não ficar completamente convencida com a atuação de algumas personagens (não sei porquê, achei algumas cenas um pouco “falsas”), o conceito e a produção é brutal! Não se trata apenas de mais uma série de investigação criminal, pois é baseada em assassinos reais e passa-se numa época em que a psicologia forense e o profiling ainda não eram metodologias aceites como fidedignas, inclusive dentro do próprio FBI. Acabei de ver a segunda temporada há muito pouco tempo e gostei mais do que a primeira. Também gostei bastante do final da primeira temporada, em que o agente Ford fez notar os efeitos do que é tentar entrar na cabeça de psicopatas. Recomendo para quem gosta de séries sobre crime, psicologia e, mais especificamente, serial killers.

La Casa de Papel

4,5 estrelas

4,5/5 estrelas | (8,6/10 no IMDb)

 

La Casa de Papel - Netflix

3 temporadas | 30 episódios | Netflix

 

Quem não conhece esta série vive debaixo de uma rocha! Adorei as duas primeiras temporadas, em que ocorre o maior assalto que já se viu em Espanha, na Casa da Moeda em Madrid. Um grupo de renegados com capacidades fora de série são recrutados pelo Professor, a mente por detrás do plano que pretende arrecadar 2,4 mil milhões de euros.

A série é extremamente bem pensada e construída e há momentos para todos os gostos: mais dramáticos, mais reconfortantes, mais tristes, mais amorosos… E, claro, toda a lógica que envolve o plano é extremamente perspicaz e o Professor parece antecipar cada passo dado pelas autoridades, o que para mim foi o que mais deu gosto ver. Se ainda não tivesse visto a 3.ª temporada, dava 5 estrelas, mas sinto que esta última ficou um pouco aquém das primeiras, mas de uma forma mínima. Continuo a adorar a série e mal posso esperar pela próxima temporada (raio dos cliffhangers…)!

Sherlock

5 estrelas

5/5 estrelas | (9,1/10 no IMDb)

 

Sherlock series

4 temporadas | 13 episódios

 

Adoro personagens eruditas e com poderes de perceção fora do normal. Por isso, não é nenhuma surpresa eu ADORAR o Sherlock! Já era para ter visto esta série há imenso tempo, mas só a vi há pouco tempo com o meu namorado. E devo dizer: vimos quase tudo de uma empreitada! Foi muito divertido seguir as aventuras de Sherlock Holmes e seu parceiro de investigação, Dr. John Watson, na resolução dos casos mais peculiares, desta vez adaptados ao século XXI.

Se gostam de mistério, crime e mentes brilhantes, esta é a série perfeita para uma boa maratona com muitas pipocas à mistura! Acho muito difícil resistir a um mestre da dedução, com capacidades extraordinárias de observação e memorização. A atenção ao pormenor é incrível e é algo que facilmente nos escapa, até porque a nossa mente tende a passar pouco tempo no momento presente. A construção da série é tão inteligente quanto a personagem principal e o único ponto negativo que consegui encontrar foi ter terminado. Não é à toa que tem uma classificação de 9,1 no IMDb.

Stranger Things

5 estrelas

5/5 estrelas | (8,8/10 no IMDb)

 

Stranger Things série

3 temporadas | 25 episódios | Netflix

 

Mais uma série que foi um sucesso e que muitos seguem por todo o mundo. Adoro o conceito de Stranger Things, assim como as personagens, toda a vibe dos anos 80, o humor (sim, estou a referir-me ao magnífico dueto no final da última temporada)… Um sem-fim de coisas que conseguiriam facilmente preencher todo este post (o que não convém)!

Para quem ainda não conhece esta série (shame on you!), tudo começa com uma atmosfera paranormal, relacionada com estudos científicos secretos do governo (a típica teoria da conspiração) que provocam acontecimentos estranhos na vila de Hawkins. É então que Will Byers, um rapaz de 12 anos, desaparece e a sua família e o seu grupo de amigos partem em busca de pistas para o encontrar. O problema é que vão descobrir mais do que deveriam e que o perigo está cada vez mais próximo.

Para quem gosta da época retro de 1980, monstros, paranormal, terror, mistério, romance e humor tudo mesclado, esta é uma série a não perder! Ainda vão a tempo de se porem a par de tudo antes da 4.ª temporada! E também têm disponíveis 2 jogos em várias plataformas, incluindo Android e iOS. Eu já joguei um deles (Stranger Things: The Game) e é gratuito, ao contrário do mais recente (Stranger Things 3: O Jogo) que tem um custo de 5,49€ na Play Store.

Stranger Things - The Game

Black Mirror + Bandersnatch (2018)

5 estrelas

5/5 estrelas | (8,9/10 no IMDb)

 

Black Mirror series© Netflix
5 temporadas | 22 episódios | Netflix

 

Posso dizer, sem sombra de dúvida, que esta é uma das minhas séries favoritas! Tudo o que me faz pôr a caixinha pensadora a funcionar é um must para mim, e esta série retrata os temas mais variados, todos conectados por uma temática futurista e distópica.

O que poderá correr mal se continuarmos a desenvolver certas tecnologias? Será que o constante crescimento científico nos trará somente benefícios ou algo que não conseguimos controlar? É com muita imaginação, criatividade, produção e edição incríveis que esta série foi concebida! Há coisas que chocam, que nos deixam assustados, que nos entusiasmam, que nos deixam com uma lágrima no canto do olho… Esta é uma série que nos faz sentir muitas emoções fortes e contraditórias, que mexe com o nosso âmago, que nos faz realmente pensar sobre a natureza humana, o futuro e aquilo que desejamos para nós e para as gerações futuras.

A última temporada foi aquela de que gostei menos, pois parece sair um pouco do estilo mais impactante das temporadas anteriores. Parece mais leve, quando o que gostei precisamente foram os temas pesados, que ultrapassam a barreira do mero entretenimento e entram na zona da reflexão crítica e construtiva.


Já o filme interativo, Black Mirror: Bandersnatch, explora uma ideia muito interessante, pois podemos escolher o que acontece, contando com vários finais diferentes. É o típico jogo de escolhas que afetam as escolhas seguintes e, por conseguinte, o desfecho das personagens. Com algumas piadas e surpresas pelo meio, assim como brincadeiras inteligentes com ficção e realidade, demonstra uma inovação no mundo da 7.ª arte, dando-nos o controlo da narrativa. Mas, claro, apenas até certo ponto: nós próprios somos influenciados a tomar certas decisões e o feitiço parece voltar-se contra o feiticeiro.

Se o inserirmos no mundo do jogos, já parece ficar um pouco aquém. Para quem já jogou vários jogos do género, soube-me a pouco e desejei que tivessem desenvolvido um pouco mais a narrativa. Mesmo assim, não deixo de recomendar e, entretanto, ficarei à espera do próximo! Deixo apenas a sinopse que aparece na Netflix para ficarem com uma ideia um pouco melhor:

Em 1984, um jovem programador começa a questionar a realidade enquanto tenta adaptar um romance negro a um videojogo. Uma história complexa com vários finais.

 

 

Breaking Bad + Better Call Saul

5 estrelas

5/5 estrelas | (9,5/10 no IMDb)

 

Breaking Bad series© Netflix
5 temporadas | 62 episódios

 

Só comecei (e acabei) de ver Breaking Bad este ano e adorei! O meu irmão já me tinha falado nesta série há imenso tempo e não sei porque não a vi logo na altura. Provavelmente andaria entretida com tantas outras…

Walter White é um professor de Química do Secundário com uma vida cheia de dificuldades e arrependimentos. Quando descobre que tem cancro dos pulmões e que pode ter os dias contados, decide voltar-se para o mundo das drogas em busca de algo que garanta um futuro melhor para a sua família: dinheiro. Sendo ele um químico exímio, facilmente (ou não assim tanto) começa a cozinhar as melhores metanfetaminas do “mercado” com a ajuda de um antigo aluno, Jesse Pinkman.

O certo é que AMEI! Drogas não é um tema que me atraia muito, mas a produção e a representação nesta série é mais do que excelente! Foi tudo pensado ao pormenor e é impossível ficar indiferente perante as escolhas difíceis e os vícios que as personagens têm de enfrentar. Eu própria fiquei viciada e mal conseguia largar o ecrã! As personagens parecem tão verdadeiras que quase podemos tocar nelas. Aconselho vivamente, não só para quem gosta de crime e drama, mas para quem gosta de algo extremamente bem pensado e realizado. 9,5 no IMDb, pessoal!

O mesmo se sucede com Better Call Saul (4 temporadas | 40 episódios), que concentra as atenções num tempo anterior (e por vezes posterior) ao de Breaking Bad e na personagem Saul Goodman aka Jimmy McGill. É um ótimo complemento da série principal e parece que a próxima temporada estreará em 2020. A não perder!


Quais destas séries já viram? E quais é que vos deixaram mais curiosos? Contem-me tudo nos comentários!


Para verem o meu último artigo sobre séries e filmes, basta clicarem aqui. Até à próxima! 😉

2

Only registered users can comment.

Comenta aqui!