Leituras

As melhores leituras de 2017

Abril 27, 2018

Para dar continuidade à celebração do Dia Mundial do Livro (dia 23 de Abril) e porque já foram muitas as pessoas que me pediram para o fazer, vou, finalmente, dar-vos a conhecer os livros e as séries literárias de que gostei mais de ler o ano passado. Nesta segunda-feira decorreram diversas atividades e passatempos e houve, igualmente, imensos descontos e até mesmo ofertas relacionadas com livros. Eu partilhei algumas na página do Facebook d’A Rapariga Eclética, por isso aconselho a seguirem-me por lá, de modo a que estejam sempre a par de tudo.

Vamos começar? Com tantos livros nem sei se saímos daqui hoje. 😜 Os livros vão estar ordenados por ordem de leitura e não de preferência.

 

As Cinquenta Sombras, por E. L. James

As Cinquenta Sombras

Foram-me emprestados, mas não foi por isso que os devorei de uma empreitada! Já tinha visto o primeiro filme, mas não tinha gostado nada. No entanto, convenceram-me a experimentar ler os livros e foi uma experiência simplesmente fantástica! Há muita coisa que falta nos filmes, especialmente todas as conversas que eles têm por email, que são muito engraçadas, e as construções de personagem e respetivos pensamentos que tornam tudo mais claro e, simultaneamente, mais viciante. Se também não gostaram dos filmes, aconselho-vos a darem a uma oportunidade aos livros; se gostaram, do que estão à espera?

Sinopse | Excerto (1.º livro)

A Seleção, por Kiera Cass

A Seleção por Kiera Cass

Amei completamente esta coleção de Kiera Cass! Comecei a ler no início do ano, três logo de uma só vez, e só acabei em novembro, altura em que saiu o último volume: A Coroa. É aquele tipo de histórias super românticas, de príncipes e princesas, mas que vão para além da superficialidade. Os temas abordados e as dificuldades sentidas por estes jovens adolescentes mostram-nos um percurso cheio de dificuldades, mas também de muitas aprendizagens.

Sinopse | Excerto (1.º livro)

Century, por Pierdomenico D. Baccalario

Century por Pierdomenico Baccalario

Adoro este autor desde muito nova, quando comecei a ler os livros de Ulysses Moore, e, sempre que vejo um dos seus livros novos, não lhes resisto. Todos remetem para mistérios e enigmas que as personagens devem resolver para descobrir os segredos que lhes foram passados através das gerações anteriores. Há sempre algo de novo e interessante aliado a construções inteligentes, tanto das personagens como dos enigmas. É como fazer uma longa viagem por diversos países, tanto de outras eras como da atualidade. Ficamos definitivamente mais ricos e sonhadores depois de ler estes livros!

Sinopse | Excerto (1.º livro)

O Talismã, por Walter Scott

O Talismã por Walter Scott

Este é um dos clássicos e surpreendeu-me que o adorasse tanto! Isto porque se passa durante o tempo das Cruzadas e eu não era muito dada a cavalarias medievais… até então! Fiquei apaixonada pela intriga (criada muito engenhosamente) do que se tornou para mim um romance histórico arrebatador. Ainda me ri várias vezes com as picardias e desesperei com o cavaleiro do leopardo. As reviravoltas surpreenderam-me sempre e deixaram-me agarrada até ao final, assim como os contrastes culturais e as respostas que Kenneth e Saladino trocavam entre si. O que confere ainda maior interesse à obra, para além das conspirações e dos disfarces, é a mistura sublime de ficção e factos históricos.

Viver Depois de Ti, por Jojo Moyes

Depois de ver o adorado filme, mergulhei na leitura de Viver Depois de Ti e de Viver Sem Ti. Para os fãs de romances, é impossível não gostar, principalmente quando se fala de realidades tão difíceis de maneira tão plausível e exaltadora de emoções. Se querem saber um pouco mais sobre cada uma das obras, basta clicarem nos títulos para lerem as minhas resenhas.

Excerto (1.º livro)

Eu Estive Aqui, por Gayle Forman

Esta foi uma das autoras que mais me deslumbrou em 2017 e fiquei mega fã dela! “Eu Estive Aqui, é uma obra que aborda as complexas temáticas da vida, da morte, do luto, da depressão e do amor de uma forma simultaneamente tão intrincada e fluída que parece ser uma fatia cortada da realidade” – citando-me a mim mesma, no artigo que contém a resenha. Basta clicar para saber mais! 😉

Excerto do livro

Apenas Um Dia, por Gayle Forman

Seguiu-se uma série de leituras desta autora, pois fiquei deveras fascinada! Apenas Um Dia e Apenas Um Ano são só dos melhores romances juvenis que alguma vez li! Se há livros que não podem deixar de ler, são estes os dois! É tão bom viajar um bocadinho por tantos países e cidades através dos livros.

Excerto (1.º livro)

Tragédias de Shakespeare

Tragédias de William Shakespeare

Inspirada pelas leituras anteriores de Gayle Forman, com várias referências a textos de Shakespeare, fiquei com curiosidade de ler, finalmente, algo do escritor e encontrei um livro de tragédias em casa: Hamlet, O Rei Lear e Romeu e Julieta. Li-os todos: o primeiro adorei, o segundo nem por isso e o terceiro até gostei. Já leram alguma peça de Shakespeare em português? Algumas em inglês dão-me cabo da cabeça…

Sinopse | Excerto (1.ª tragédia)

Deixa-me Ir, por Gayle Forman

Gayle Forman Deixa-me Ir

O último livro que li da sua autoria, ao qual corresponde a última resenha do site. Os primeiros foram o Se Eu Ficar e a sequela Espera Por Mim, quase tão bons quanto o Apenas Um Dia e o Apenas Um Ano. Cliquem aqui para descobrirem um pouco mais sobre este romance de aventuras de uma mãe muito precisada de relaxamento e de autodescoberta.

Excerto do Livro

Invocação da Deusa, por P.C. Cast

Invocação da Deusa P.C. Cast

Uma das minhas séries preferidas de todo o sempre! Amo esta autora e o poder feminino que consegue demonstrar nas suas histórias, habilmente construídas em torno da mitologia greco-romana. O ano passado andei a reler Desejada e Iluminada. Da primeira já há resenha e da segunda há de sair em breve. 😊

Excerto (2.º livro)

 

Quais já conheciam e quais vos deixaram mais curiosos? Se quiserem saber mais pormenores sobre algum deles que ainda não tenha referido numa resenha, podem pedir-me para fazer mais desses artigos.

4

Comenta aqui!