Arte

Bairro das Artes | Setembro 2017

Setembro 26, 2017

Já é a segunda vez que participo neste evento lisboeta maravilhoso que é o Bairro das Artes! Descobri-o, pela primeira vez, num jornal em 2015 e estreei-me nesse ano com um amiga. O dia e horário não é dos melhores: quinta-feira, das 19h às 23h. Foi por essa razão que não fui o ano passado, mas não podia voltar a faltar e, nesta 8ª edição, consegui vir com a mesma amiga da primeira vez. Talvez se torne uma tradição!

Bairro das Artes – A Rentrée Cultural da sétima colina de Lisboa” é um evento que decorre na zona entre o Rato e o Cais do Sodré e permite entrada gratuita em inaugurações, exposições, lançamentos de livros, museus e conferências. É de aproveitar, não é?

Desta vez conseguimos visitar 11 dos 37 espaços (nada mau!), sendo que demorámos quase uma hora no primeiro: Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado. A minha amiga (licenciada em História da Arte) ficou maravilhada e eu apaixonei-me por inúmeras peças também, de entre as quais destaco as de Artur Loureiro.

Depois foi sempre a subir, com muita arte pelo caminho, incluindo a fotografia na exposição da Casa da Imprensa e o graffiti nas ruas. O último que conseguimos visitar foi o Espaço Cultural das Mercês, seguindo-se um merecido descanso no Jardim do Príncipe Real para recuperar forças para o regresso.

Os meus espaços favoritos foram o Abysmo (apaixonei-me pelas pinturas parisienses de André Carrilho e se fosse rica levava uns quantos comigo!), a Galeria Tapeçarias de Portalegre (adorei os quadros que pareciam dar continuidade uns aos outros e que davam também largas à minha imaginação!) e, como não podia deixar de ser, o Museu do Chiado.

Para finalizar, deixo-vos com algumas fotografias tiradas nesse dia.

    

Adorei esta experiência e convido-vos a participarem no próximo ano! Há sempre tempo e espaço para a arte!

3

Only registered users can comment.

    1. Muito obrigada! ^^ Eu acho que, até para quem não costuma ser muito dado a estas coisas, pode ser uma experiência muito interessante! Não há nada como experimentar, especialmente quando é grátis! Eheh
      Beijinhos!

  1. Olá!
    E são estes momentos que me fazem desejar viver nas cidades grandes 😉
    Espero um dia ter a oportunidade de participar em algo assim.
    Espetacular!
    Beijinho*

    1. É realmente qualquer coisa e não é preciso ser especialista em arte para saber apreciar! 😉 Talvez um dia consigas participar! Muitos beijinhos!

    1. Sim! É mesmo de aproveitar! Só é pena que nunca dê para ver todos o espaços, senão teria de ser tudo a correr… Mas escolhe-se uns e vai-se passeando por Lisboa ao mesmo tempo. ^^ Também espero conseguir repetir no próximo ano! Beijinhos!

Comenta aqui!